Āsana, o que é? Qual a sua origem? Qual a sua importância?

por | abr 19, 2024 | Āsanas, Uncategorized | 0 Comentários

Se você busca pelo yoga ou já é um praticante é bem possível que já tenha se deparado com essa palavra, āsana, e talvez, tenha ficado sem compreender o seu significado. Logo abaixo, o artigo mostrará a sua origem e importância para manter a sua saúde física e mental.

Āsana, o que é?

Āsanas são posturas físicas praticadas no yoga, que têm o objetivo de promover a saúde e o bem-estar físico, mental e espiritual. Existem milhares de āsanas diferentes, cada um com seus próprios benefícios e finalidades. Alguns são simples e focados em estabilidade e conforto, enquanto outros são mais desafiadores e visam o fortalecimento e a flexibilidade. Com a prática a pessoa desenvolve agilidade, equilíbrio, resistência e grande vitalidade.

Āsana traz firmeza, saúde e leveza aos membros. Uma postura estável e agradável confere equilíbrio mental e evita a inconstância da mente. Os āsanas não são meros exercícios de ginástica e contorcionismo como presenciamos nos dias atuais, a ênfase neste tipo de abordagem empobrece uma tradição milenar que tem como objetivo cuidar do corpo físico e mental para estabelecer uma conexão real com o autoconhecimento, relaxamento, concentração e a meditação.

Portanto o objetivo dos āsanas é relaxar estes bloqueios, harmonizar e integrar de forma somática e sistematizada o nosso corpo físico que tem um aspecto mais grosseiro com o corpo sutil que é a nossa mente. Assim, a prática de āsanas bem estabelecida nos direciona para um caminho de liberdade, no sentido que limpa o corpo da identificação com as projeções do ego.

Āsana, qual a sua origem?

Āsana significa literalmente “assento”. Originalmente, designava tanto o lugar para sentar como a própria postura sedente, na qual se praticava e ainda se pratica a meditação.

De acordo com o Yogasūtra de Patañjali, II. 46- sthira sukham āsanam, onde shtira significa firme, estável; sukham significa confortável e āsanam pode  ser compreendido como postura, ao executá-las os praticantes dedicados devem buscar um equilíbrio entre o que a princípio parece ser forças opostas, no entanto, o āsana quando feito a partir da luz da compreensão em relação as nossas emoções e objetividade perante a vida é um forte aliado para a sustentação de um corpo/mente saudáveis, flexíveis e confiantes.

Segundo a Haṭhayoga Pradīpikā, literatura tradicional do HAṬHA, podemos encontrar a seguinte descrição:

HYP.I.1. Reverência ao Venerável Mestre Primordial [ŚIVA], aquele que ensinou a sabedoria [VIDYĀ] do HAṬHA -YOGA, que é como uma escada para quem deseja atingir o cume do RĀJA-YOGA.

De acordo com a história, foi o próprio DEVA ŚIVA quem criou as posturas, os āsanas, cujo objetivo é a liberdade (MOKṢA ou KAIVALYA) e que utiliza como principal técnica a prática de SAMĀDHI, a prática contemplativa através da meditação.

Ainda segundo essa escritura, HYP.I.19. Agora as posturas [ĀSANAs]. O primeiro membro do HAṬHA é constituído pelas posturas [ĀSANAs], e por isso elas são descritas primeiro. Os ĀSANAs produzem firmeza, livram das doenças e proporcionam leveza física.

Pode-se notar que a prática das posturas são uma direção para aqueles que buscam remover os obstáculos e bloqueios físicos e mentais para quem deseja de fato seguir pelo caminho do Yoga.

Nas escrituras Yogis, é dito que originalmente existem 8.400.000 āsanas, uma para cada encarnação que todo indivíduo atravessaria antes de alcançar a liberação do ciclo de nascimentos e mortes.

No decorrer das eras, os grandes Rishis e Yogis modificaram e reduziram o número de āsanas para algumas centenas, reconhecidos atualmente.

No Gorakṣa Pāddhati, antigo texto atribuído ao próprio Gorakṣanāṭha, criador do Haṭha Yoga, mencionam-se os 84 āsanas fundamentais, mas eles não são listados nem descritos.

No entanto, o autor faz esta afirmação: “Existem tantas posturas quanto seres vivos na terra. [Só] Maheśvara [Śiva] conhece todas. Das 840.000, mencionou-se uma para cada [10.000]. Assim, criou Śiva 84 āsanas (pīṭhas) [para os yogins]”. (I:8-9).

 

Āsanas e seus benefícios

  As posturas (Āsanas) são praticadas há milhares de anos e traz uma série de benefícios para a saúde, todos comprovados por profissionais gabaritados da área da saúde, vários profissionais dessa área vem estimulando e incentivando sua prática mundo a fora. Com a orientação certa, por meio de um professor de Yoga, é possível se beneficiar com a realização em seu cotidiano com constância e consciência corporal.

Ao realizar āsanas, o praticante é encorajado a permanecer presente no momento, concentrando-se na sensação do corpo e na qualidade da respiração.

Confira algumas das principais vantagens da prática regular da yoga para a sua saúde e bem-estar!

1-      Diminui o estresse e ansiedade;

2-      Alivia dores;

3-      Reduz os sintomas da TPM;

4-      Controla a pressão e os batimentos cardíacos;

5-      Melhora o condicionamento físico;

6-      Ajuda no desempenho dos estudos e do trabalho;

7-      Purificação dos órgãos internos;

8-      Melhora a postura corporal;

9-      Fortalecimento dos músculos;

10-    Aumento ou ganho de flexibilidade.

Não há como negar que a  prática de āsanas com constância e respeito aos limites do corpo  traz saúde, pois combate males físicos (tornando a coluna saudável, as articulações flexíveis, o aprimoramento do sistema circulatório e imunológico, etc.) e mentais (eliminando fadiga mental, desânimo, excitação, hesitação, etc.). Cabe ressaltar, todavia, que de acordo com as escrituras antigas essas posturas seguiriam a orientação de uma conexão com  o nosso Verdadeiro Eu através da meditação.  O āsana  ainda que sendo o primeiro dos vários passos para a libertação, ganha relevância pelo fortalecimento e compreensão do corpo/mente como canal de liberação do sofrimento. Assim,  com o corpo e mente fortalecidos e purificados,  ou seja, transmutados através dessas práticas ancestrais uma  mudança da visão de si mesmo como algo limitado e condicionado daria lugar a uma compreensão de um ser que ja é livre, isso é Mokṣa.

 

Contraindicações

Embora os āsanas do yoga sejam geralmente seguros para a maioria das pessoas, há algumas contraindicações a serem consideradas, especialmente para aqueles com condições médicas específicas. Em caso de dúvidas, sugerimos que consulte o seu médico para garantir que a sua pratica seja segura e eficaz.

A prática regular de um programa equilibrado de acordo para as suas necessidades individuais é uma garantia de melhoria e manutenção da saúde do seu corpo físico e mental.

Se você deseja praticar e conhecer essa tradição milenar através das posturas físicas (āsanas), prāṇāyāmas, meditação dentre outras, te convidamos para fazer parte da nossa Escola de Yoga Ser Alquimia, e o melhor, no conforto da sua casa, com horários diferenciados para que você possa conciliar a sua rotina com esse momento precioso de autocuidado e autoamor.

Venha fazer parte dessa autotransformação!

नमस्कर्  Namaskar

ॐ        OM

Agende uma aula experimental

 

Conteúdos Relacionados

×