Kośas: os cinco corpos do yoga

por | jun 23, 2024 | Uncategorized | 0 Comentários

No yoga e na filosofia vedântica, os kośas referem-se às cinco camadas ou envoltórios do ser humano que encobrem a nossa verdadeira essência, o Ātmā. Cada kośa representa um nível diferente da existência, desde o físico até o espiritual. De acordo com a fisiologia do yoga, estas cinco camadas representam as diferentes formas da manifestação da Consciência na matéria. Os kośas estão envoltos ou disfarçados em atividades, hábitos e repetições baseadas em condicionamentos que reforçam antigos padrões de pensamentos e comportamentos (saṃskāra) que nos afastam de uma compreensão mais alinhada com a nossa essência que é livre, atemporal e ilimitada.

O aprisionamento nestes invólucros está justamente em nossa identificação seja com a camada mais grosseira ou densa (corpo físico), ou até mesmo nas mais sutis como, por exemplo, no corpo mental (pensamentos e emoções). Uma vez identificados com alguma dessas camadas, nosso complexo corpo-mente busca ¨refúgio¨ nos objetos externos objetivando negar ou satisfazer alguma emoção ainda não processada e, portanto, não compreendida e que por ignorância (avidyā) fortalece e estabelece a força de nossas pulsões.

Apesar de cada uma delas possuir uma característica específica, cabe ressaltar que elas não estão separadas como objetos que se amontoam uns sob os outros, dentro de uma compreensão lógica e básica elas agem como um sistema integrado. Estes invólucros se influenciam (negativa ou positiva) mutuamente, no entanto, é possível observar qual delas exerce maior poder em nossas vidas. A prática de meditação e outras ferramentas do yoga são possíveis caminhos de análise do ego que se agarra e assume formas ilusórias sobre uma falsa idealização do que vem a ser a verdadeira felicidade.

Os cinco kośas são:

  1.    Corpo físico – annamaya-kośa
  2.     Corpo de energia – prāṇamaya-kośa
  3.    Corpo mental – manomaya-kośa
  4.    Corpo de sabedoria – vijñānamaya-kośa
  5.    Corpo de bem-aventurança – ānandamaya-kośa

 

 

O corpo físico: annamaya-kośa

É a camada física, o corpo material, composto pela comida que consumimos. Anna significa ¨alimento¨; maya significa ¨feito de¨. Annamaya significa portanto, corpo feito de comida. Proporciona a estrutura física e é o veículo através do qual experimentamos o mundo físico, representa a dimensão física e tangível da nossa existência. É a camada mais externa e visível.

O aprisionamento dessa kośa pode gerar uma constante insatisfação e inadequação com o corpo físico e compulsões por alimentos, a comida torna-se o conteúdo principal da mente e a falta de contato com as emoções justificam uma ¨necessidade¨ compensatória através da ingestão de alimentos.

As posturas do yoga ( āsanas ) são práticas psicofísicas que ajudam a fortalecer, alongar e purificar o corpo físico. Também ajudam a melhorar a circulação sanguínea, aumentar a flexibilidade e promover a saúde geral. Consumir alimentos nutritivos, frescos e balanceados é também uma das formas saudáveis de garantir ao nosso corpo físico leveza, sáude, nutrição e disposição física.

O annamaya kośa está intimamente ligado às outras camadas (kośas). Um corpo físico saudável e equilibrado é a base para uma boa saúde energética ( prāṇamaya-kośa), mental (manomaya-kośa), intelectual (vijñānamaya-kośa) e espiritual ( ānandamaya-kośa).

O corpo energético: prāṇamaya-kośa

É a camada da energia vital, composta pelo prāṇa, a força vital que circula pelo corpo através dos nadis (canais de energia) e cakras (centros de energia). Prāṇa significa “energia vital” e maya significa “feito de”. Portanto, prāṇamaya-kośa pode ser traduzido como o “corpo feito de energia vital”.
Prāṇa é a força vital que permeia o corpo e toda matéria. Ele energiza todos os outros kośas e é vital para vida em todos os níveis. Mantém o corpo físico vivo e funcional, regulando os processos vitais, como a respiração, a circulação e o metabolismo.

A falta de atividades físicas ou o excesso ( identificação com o corpo físico) pode gerar desequilíbrio e portanto desarmonia em nossa vida. Atentar-se sobre o corpo energético através de práticas conscientes e com o contato direto com natureza externa trazem alinhamento para esta camada. Os prāṇāyāmas são práticas específicas no yoga que ajudam a regular e aumentar o fluxo de prāṇa no corpo, promovendo saúde e bem-estar. Os yogīs acreditam que essa técnica não é o único meio de harmonização para o prāṇamaya-kośa uma vez que podemos absorver o prāṇa através dos alimentos frescos e saudáveis, água, respiração e até mesmo do universo que é fonte inesgotável de energia vital.

Assim como em annamaya- kośa, prāṇamaya-kośa está intimamente ligado às outras camadas (kośas). Um corpo físico saudável e equilibrado é a base para uma boa saúde energética, física, mental (manomaya-kośa), intelectual (vijñānamaya-kośa) e espiritual ( ānandamaya-kośa).

Corpo mental – manomaya- kośa

É a camada da mente, responsável pelos nossos pensamentos, emoções e processos mentais.Mano significa ¨mente¨e maya significa “feito de”. Portanto, manomaya-kośa pode ser traduzido como o “corpo feito de mente”.Abrange o mundo dos pensamentos, das percepções sensoriais e das emoções influenciando como percebemos e interagimos com a realidade dando sentido às nossas experiências. Este corpo se alimenta das experiências do indivíduo e é o intermediário dos envólucros mais densos e os sutis.

Existe nessa camada uma percepção mais limitada e centralizada ao eu, o sentido de egoidade (ahaṃkāra) as minhas necessidades, desejos, medos, aversões e por conta desse instinto impregnado em nossa memória menos discriminalização acerca de que não somos e estamos separados da Fonte da criação. Quando estamos identificados com essa camada a não compreensão real sobre as nossas emoções repercutem na negação ou mesmo na incapacidade de lidar e aceitar que por trás de uma emoção existe uma necessidade a ser observada, portanto, os pensamentos obsessivos e mais instintivos (manas) assim como a falta de contato com as emoções são indicadores de aprisionamento nesta kośa.

A prática da meditação e svādhyāya ( estudo de si próprio) são caminhos possíveis para serem usados para purificar e transcender a manomaya-kośa.

Manomaya- kośa não foge a regra quando se trata de sua relação com as outras camadas, para ter uma mente clara e objetiva as outras camadas precisam estar equilibradas, corpo físico, energético, corpo de sabedoria e espiritual interagem-se mutuamente, quando alinhados nossa vida flui independente das circunstâncias e dos fatores externos.

Corpo de sabedoria – vijñānamaya-kośa

Pode ser traduzida como “camada de conhecimento” ou “camada de sabedoria”. É a quarta camada e é composta pelo intelecto (buddhi) e pelo conhecimento discriminativo. Esta camada é responsável pela capacidade de discernimento, pela tomada de decisões conscientes e pela percepção intuitiva.

Ela representa o aspecto do intelecto que permite a discriminação entre o real e o irreal, o verdadeiro e o falso. Envolve a capacidade de fazer escolhas conscientes e racionais, baseadas em um entendimento mais profundo da vida e da realidade. A vijñānamaya-kośa está associada à sabedoria intuitiva, que vai além do pensamento racional e analítico, permitindo insights mais profundos sobre a natureza do eu e do universo.

Quando em desequilíbrio podemos observar que a mente racional e puramente lógica obscurece vijñānamaya-kośa e a nossa capacidade de conexão com os aspectos mais intuitivos se perdem, são absorvidas pelos padrões emocionais e mais instintivos associados a manomaya-kośa, é como se a nossa voz interior se silenciasse perante aos achismos, ilusões, fantasias, medos e inseguranças.

A prática constante de meditação e de svādhyāya ( estudo de si próprio) são meios para manter essa camada em equilíbrio e assim como as outras camadas ela não se encontra separada, isolada, dessa forma a prática de āsanas, prāṇāyāmas e uma alimentação consciente e equilibrada também contribuem na sustentação desse complexo integrado e harmonizado.

Ānandamaya-kośa

Pode ser traduzida como “camada de bem-aventurança”. É a quinta e última camada, que está mais próxima do Ātmā, o verdadeiro eu. Esta camada é associada à experiência de felicidade profunda, paz e bem-aventurança, que não depende de estímulos externos. Representa um estado de alegria e contentamento profundo, que é natural e inerente ao ser humano quando ele está em contato com o seu verdadeiro eu.

Nesta camada, há uma sensação de paz e serenidade que transcende as flutuações mentais e emocionais das camadas externas. Ānandamaya-kośa é a camada mais próxima do Ātmā., tornando-se quase indistinguível dele. No entanto, ainda é considerada uma camada e, portanto, algo que deve ser transcendida para a realização plena do Ātmā.

O sentimento de estar isolado e separado como indivíduo, assim como perceber os objetos externos como a fonte de felicidade é um indicativo do não entendimento sobre a temporalidade, limitação e impermanência dos objetos, sensações e experiências. Ānandamaya-kośa , camada da felicidade plena e pura nos ensina a olhar a nossa natureza interna e ultrapassar os bloqueios que nos impedem de estar em contato com a fonte inesgotável de amor, compaixão, sabedoria e felicidade.

Práticas como meditação profunda, devoção (bhakti), auto-investigação (ātma-vichāra) e o desapego dos frutos das ações são métodos recomendados para alcançar este estado. A realização do Ātmā é descrita como um estado de unidade com o todo, onde a dualidade e a separação são transcendidas.

¨Somente para a pessoa que tem conhecimento da diferença entre a mente e a pura Consciência, há o estado de ser a base de todos os estados mentais e de ser a capacidade de conhecer em todos os conhecimentos¨. (Yoga sūtra III.50).

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