O caminho do yoga é para dentro e nessa tradição milenar, devo enfatizar, as posturas e outras técnicas são algumas das ferramentas, meios de condução para uma jornada profunda de autoconhecimento, portanto, como já mencionado aqui em um outro artigo, as posturas do yoga (āsanas) não são exercícios físicos ou ginástica com o objetivo de gerar alongamento e flexibilidade. Deixo aqui o link para ler o artigo sobre a origem dos āsanas, se assim desejar.https://seralquimia.com.br/as-funcoes-e-os-beneficios-dos-asanas/
Não existe nenhum mistério acerca das técnicas (āsanas/ posturas; prāṇāyāmas, meditação, bandhas, kriyās, mudrās entre outros). Cada um em seu tempo e ritmo vai ajustando e refinando a sua prática conforme as condições e limites pertinentes a cada necessidade. Respeite os seus limites e não interrompa nenhum tratamento indicado pelo seu médico (a). Estamos aqui para te ajudar a seguir uma jornada de autocuidado e autotransformação.
Antes de destacar as dicas para garantir uma prática segura, relaxante e revigorante aí direto do conforto de sua casa, fique atento ao significado das palavras em sânscrito abaixo, garanto que fará toda a diferença quando você decidir iniciar a sua sādhana (caminho, prática pessoal).
Segue aqui o link de um vídeo explicativo sobre as funções dos āsanas: https://www.youtube.com/watch?v=YcdL3RFwxMo&t=1s
Ahiṁsā= a não-violência. A premissa para uma prática segura é respeitar o seu corpo e as suas necessidades no momento, não force nenhuma postura, aproveite o processo, a caminhada. Se observe, flexibilidade não é sinônimo de prática avançada. A premissa da não-violência é o amor, cuide para que não haja julgamentos, comparações e pressa em ter resultados apenas de ganhos de flexibilidade e alongamentos, lembre-se somos seres holísticos e o maior resultado que podemos ter na vida é manter uma mente aberta, expandida, equilibrada e harmônica.
Tapas= o termo tapas deriva da raiz ¨tap¨, que significa arder, queimar, brilhar, consumir-se pelo fogo, disciplina. Por meio de tapas é possível desenvolver força física, mental e emocional. Qual o seu desejo no momento, é ter um corpo saudável, ter qualidade de vida, dormir melhor e ter uma vida mais equilibrada? Com tapas, conseguimos manter uma prática mais constante e aos poucos é possível direcionar um momento em nossa rotina, não importa o quanto, e dedicar ao nosso autocuidado, sem esforço nada acontece e tudo permanecerá da forma não desejada.
Abhyāsa= significa ¨repetição¨. Em um aspecto positivo podemos entender que o significado ¨repetição¨ neste contexto é para que a disciplina (tapas) possa fixar a nossa mente em realizar aquilo que é benéfico para a nossa vida, uma prática consciente e constante nos auxilia na mudança de padrões e comportamentos que nada agregam e nos mantém aprisionados obstruindo nossa capacidade em manifestar o nosso potencial como seres divinos. Com abhyāsa e vairāgya (desapego) nos tornamos livres e alinhados com escolhas mais saudáveis e sustentáveis.
Vairāgya= significa desapego. É um processo de compreensão sobre perceber as coisas como elas são. Ao realizar aquilo que é necessário no momento mantemos o discernimento de quais são as nossas reais prioridades. O desapego aqui não deve ser compreendido como uma repressão, penalização ou retaliação, o amadurecimento das nossas ações e escolhas é consequência de uma forma de pensar livre dos nossos impulsos e desejos por objetos ou situações que trazem uma carga de ¨felicidade¨ baseada na dependência emocional.
Compreendido estes significados, vou listar algumas dicas e lembre-se, cada um vai ajustando a sua sādhana de acordo com as suas possibilidades, o mais importante é dar o primeiro passo. Vamos praticar!
- 1-Crie um espaço de prática
- Encontre um local tranquilo onde você possa se mover livremente.
- Mantenha o espaço limpo e organizado, e se possível, adicione elementos relaxantes como velas, plantas ou música suave, faça do seu espaço o seu templo.
- O ideal é ter um tapete próprio de yoga, na falta de um sugiro que a princípio busque uma alternativa como tapetes ou algo que possa ter aderência e um certo nível de conforto para a sua prática.
- 2-Defina um horário regular
- Escolha um horário fixo do dia para sua prática, seja de manhã cedo ou à noite, para criar consistência.
- Mesmo que sejam apenas 15-20 minutos por dia, a consistência é mais importante que a duração.
- 3-Escute seu corpo
- Use roupas confortáveis e evite comer alimentos pesados antes da prática.
- Autoconhecimento: Preste atenção aos sinais do seu corpo e evite forçar posturas que causem dor ou desconforto.
- Atente-se a sua respiração, ela é um indicador se você está indo além dos seus limites.
- Siga as instruções dos professores atentamente para evitar lesões.
- 4-Seja paciente e gentil consigo mesmo
- Entenda que o progresso no yoga é gradual. Seja paciente e não se compare com outros.
- Autocompaixão: Respeite seus limites e celebre pequenas conquistas.
- 5-Mantenha-se motivado
- Participe de grupos online, redes sociais ou fóruns de yoga para compartilhar experiências e motivação.
- Mantenha um diário para registrar seu progresso, sentimentos e reflexões após cada sessão.
- 6-Atenção à postura e segurança
- Preste atenção às instruções do professor sobre a forma e o alinhamento.
- Não hesite em usar modificações e adereços. Se algo parecer desconfortável ou doloroso, ajuste, faça uma pausa e peça orientação ao seu professor(a).
- 7-Incorpore práticas de respiração e meditação
- Prāṇāyāmas: Inclua exercícios de respiração como prāṇāyāmas para melhorar o controle respiratório e a concentração. Segue aqui o link do vídeo de uma prática de prāṇāyāma https://www.youtube.com/watch?v=kPDA9_rqDCY
- Meditação: Dedique alguns minutos antes ou depois da prática para meditação, ajudando a acalmar a mente e reduzir o estresse.
Yoga e meditação são duas atividades que possuem significados diferentes, mas que se complementam e, portanto, um estado de yoga- Raja Yoga= Yoga Real, é um estado contemplativo e meditativo. - 8-Não é preciso ter flexibilidade, ser magro ou ter que abandonar a sua busca pessoal
- O yoga não é ginástica nem tampouco acrobacia. Durante a prática, o nosso corpo é usado como uma ferramenta de trabalho interior. No que se refere à parte física, cada praticante pode ir até onde o seu corpo permitir e, como tempo, o alongamento e a flexibilidade virão como resultado da sua dedicação.
- Somos bombardeados por uma cultura de culto ao corpo físico onde certos padrões tornaram-se objetos de desejo e consumo e essa identificação corpórea nos aprisionam a uma percepção irreal e limitada que só nos afasta de uma compreensão ampliada da nossa verdadeira natureza.
- Yoga não é religião e esse caminho tem como objetivo conduzir a nossa mente para uma percepção mais elevada e autoconsciente sobre o nosso papel como seres humanos e na ordem das coisas, bem como um caminho de autoanálise que pode ser colocado em prática, prescindindo de qualquer teoria, crença ou diferença sobre qualquer outro ser de qualquer outro reino. Um caminho de autoestudo que conduz a todas a compreender verdadeiramente a si mesmo pertencente e pertencido, testemunhas de uma experiência temporária, livre de julgamentos e condicionamentos.
Praticar yoga em casa pode ser uma jornada transformadora, proporcionando bem-estar físico e mental. Aproveite o processo e permita-se crescer com ele. Namastê!
Se você deseja praticar e conhecer essa tradição milenar através das posturas físicas (āsanas), prāṇāyāmas, meditação dentre outras, te convidamos para fazer parte da nossa Escola de Yoga Ser Alquimia, e o melhor, no conforto da sua casa, com horários diferenciados para que você possa conciliar a sua rotina com esse momento precioso de autocuidado, autoconhecimento e autotransformação.
Venha fazer parte da nossa comunidade!
नमस्कर् Namaskar
ॐ OM