Vāyus: os cinco tipos de prāṇas

por | jul 7, 2024 | Uncategorized | 0 Comentários

No artigo sobre os kośas (as camadas ou invólucros do corpo),foi destacado como cada uma das camadas atua em nosso corpo e, apesar delas apresentarem características próprias, elas estão conectadas como um sistema integrado. No yoga, prāṇa é um conceito central que se refere à força vital ou energia vital que permeia o universo e sustenta à vida. A palavra prāṇa em sânscrito significa ¨energia vital¨. Este conceito não se limita apenas ao corpo físico, mas também inclui o corpo energético ou sutil. Leia o texto sobre os kośas aqui: https://seralquimia.com.br/kosas-os-cinco-corpos-do-yoga/

Seus principais aspectos são:

Fonte de Energia: Prāṇa é considerado a energia essencial que anima todos os seres vivos. Sem prāṇa, o corpo físico seria inerte.

Respiração: A respiração é uma das maneiras pela qual o prāṇa entra no corpo. Cabe salientar que podemos absorver o prāṇa de outras formas, essa energia vital está presente e disponível nos alimentos frescos e saudáveis, na natureza e em todo o universo. A prática do prāṇāyāma pode ser utilizada para regular e aumentar o fluxo de prāṇa.

Movimento e Fluxo: Prāṇa flui através do corpo desde os aspectos mais grosseiros associados ao corpo físico até as camadas mais sutis. O fluxo e a qualidade dos pensamentos e das emoções estão diretamente relacionadas com a nossa alimentação e disposição em movimentarmos com mais frequência e consciência.

Práticas de Yoga: Muitas práticas de yoga, incluindo āsanas (posturas), prāṇāyāma (controle da respiração), meditação e kriyās (técnicas de purificação), têm como objetivo aumentar, equilibrar e harmonizar o prāṇa no corpo.

O prāṇamaya-kośa, a camada da energia vital tem como característica principal a presença do prāṇa que por sua vez subdivide-se em cinco tipos conhecidos como vāyus: os ares vitais. Os cinco prāṇas são comuns a todos os elementos, órgãos, kośas e funções da mente. Servem para energizar e ligar nossas atividades em todos os níveis. Esses tipos variados de prāṇas apresentam formas distintas com direções e funções diferentes, no entanto, assim como nos kośas, esta energia vital também atua conjuntamente e a harmonia entre eles é essencial para mantermos o nosso sistema corpo-mente saudáveis e pacificados. São eles:

  • Udāna vāyu: A palavra udāna significa ¨ar vital que expulsa¨ . Fica localizado na garganta e na cabeça, está relacionado com a fala, a expressão e a energia espiritual. Ele também auxilia na coordenação dos movimentos do corpo. Este vāyu cria condições para o esforço e a capacidade de trabalhar. O udāna vāyu leva a energia da base da espinha dorsal até o cérebro, portanto o seu movimento é para cima, por isso está associado a estados mais elevados da consciência. Em equilíbrio , aspectos mais sutis como clareza, objetividade e discernimento podem ser notados , ao contrário, com tendências mais deprimidas e letárgicas, nossa energia é incapaz de fluir para cima, e se afunda em padrões e comportamentos negativos e depreciativos.

 

  • Prāṇa vāyu: Pode ser traduzido como ¨energia vital¨. Localiza-se na região do coração, peito e pulmões, este vāyu está associado à inalação e percepção sensorial e à energia que entra no corpo. Ele se move para dentro e para cima. Tem como função a energização da mente e receptividade. No nível sutil prāṇa vāyu diz sobre a capacidade que temos de absorver impressões e pensamentos positivos, quando em desiquilíbrio perdemos ou diminuímos a capacidade de processar as impressões, os pensamentos e as emoções e compromete o nosso equilíbrio e bem-estar.

 

  • Samāna vāyu: Está centralizado na área abdominal e é associado com a digestão e com a manutenção do funcionamento equilibrado dos órgãos abdominais .Este vāyu está ligado à digestão, ao metabolismo e a assimilação dos nutrientes. Samāna vāyu está relacionado com a palavra sama, que significa neste contexto equilíbrio. Samāna é o ponto de equilíbrio entre prāṇa e apāna e é ele que equilibra e distribui a energia no corpo. O seu movimento é para dentro. Quando em desiquilíbrio, fisicamente, prejudica o sistema digestivo, enfraquece a absorção dos nutrientes e gera o acúmulo de toxinas. No campo sutil, podem surgir problemas de ordem psicológica e prejuízos para o sistema nervoso.

 

  • Vyāna vāyu: Vyāna significa literalmente ¨ar vital que se move para fora¨ e a sua localização é no coração e membros. O movimento é para dentro, em direção ao centro do corpo, na inalação, e para fora, em direção às extremidades, na exalação. Sua função física está associada a circulação e ao movimento, no plano sutil tem como função a circulação mental e expansão. Vyāna distribui a energia derivada da alimentação e da respiração para as artérias, veias e nervos e regula o equilíbrio entre prāṇa e apāna. Em desiquilíbrio pode apresentar pertubações, tremores no corpo, alienação e isolamento social.

 

  • Apāna vāyu: Apāna significa ¨ar vital que se move para baixo¨. Localiza-se na região abdominal inferior, abaixo do umbigo. É responsável pela eliminação e remoção de resíduos do corpo, bem como pelos processos de excreção, reprodução e imunidade. Quando a sua função é prejudicada podem surgir problemas intestinais e sexuais, as emoções e pensamentos tendem a ficarem negativas, estagnadas e obsessivas, portanto, o bom funcionamento de apāna regula as funções associadas a eliminação de tudo aquilo que não nos faz bem, seja através das excreções do corpo ou pelo processamento e compreensão dos nossos estados mentais.

Referências:

FRAWLEY, Dr. David. Uma visão Ayurvédica da mente- A cura da consciência. Tradução: Alípio Correia de Franca Neto.13.ed. São Paulo: Pensamento,1999.

 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a nossa escola de yoga agende uma aula experimental gratuita.

नमस्कर् Namaskar

ॐ    OM

Agende uma aula experimental

Conteúdos Relacionados

×